SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Turma: 6º ano
Conteúdo: A importância da
energia elétrica
Ø Energia
elétrica
Ø Circuito
elétrico
Tempo estimado: duas a três aulas.
MATERIAL NECESSÁRIO
Lâmpadas de 1,5 ou 2,5
volts, fios, pilhas grandes (D), alguns pedaços de esponja de aço, alfinete,
fita-crepe e sites que sirva de pesquisas para os alunos.
APRESENTAÇÃO
A presente aula exemplifica
que circuito aberto ñ tem continuidade de corrente. Ex: um interruptor quando a
lâmpada está apagada, é um exemplo clássico de circuito aberto, e o circuito
fechado já é o contrário, tem continuidade de corrente. Ex: o mesmo do
interruptor, mas com a lâmpada acesa, identificar os equipamentos que
proporcionam conforto graças a energia elétrica, entender o que faz uma lâmpada
acender, reconhecendo a importância da energia elétrica na nossa cultura.
DESENVOLVIMENTO
1ª etapa:
Organizar a turma em equipes de
quatro alunos e pedir que cada uma liste nomes de aparelhos que funcionam com
energia elétrica. Em seguida pedir aos alunos que circule os aparelhos que
proporcionam conforto as pessoas e que sublinhem aqueles que eles consideram
imprescindíveis – ou seja, sem os quais a gente não conseguiria viver.
Estabeleça um tempo para que os grupos compartilhem suas discussões. É esperado
que os estudantes citem uma grande variedade de aparelhos que proporcionam conforto
e segurança. E que concluam que seria muito difícil viver sem energia elétrica.
Registre as principais ideias levantadas pela garotada e encaminhe uma
atividade para ser feita em casa.
2ª etapa:
Agora os alunos devem ser
organizados em duplas ou trios para fazer uma pesquisa sobre artefatos do
cotidiano, como Lâmpada elétrica, chuveiro, geladeira e ferro de passar roupa.
Se a escola tiver biblioteca, faça uma seleção de material de casa e façam a
pesquisa em sala de aula. Escreva no quadro um roteiro para auxiliar os alunos
quanto aos objetivos da atividade: Que objeto é esse? Quem o inventou? Quando, Como as pessoas
viviam sem ele antes da invenção? Quais são as vantagens e desvantagens desse
objeto para a sociedade? Combine com os estudantes como o registro da pesquisa
será feito. Você pode pedir um texto expositivo, uma tabela ou uma lista de
informações, entre outras possibilidades. Uma dica: escola um objeto e faça um
registro coletivo que sirva de modelo. Ao final da pesquisa, crie condições
para que eles compartilhem as informações que aprenderam no estudo.
3ª etapa
A essa altura os alunos já
perceberam a importância dos objetos que funcionam com energia elétrica – ou
seja, como uma lâmpada acende. Organize a turma em equipes de quatro crianças e
entregue uma lâmpada incandescente (2,5 volts) para cada grupo. Em seguida,
pergunte: “O que é necessário para fazê-la acender?”. Peça que registre suas
hipóteses com desenho ou por escrito. Depois distribua o restante do material (uma pilhas grande de 1,5 volt, e dois pedaços de
fio. Solicite que os alunos registrem a montagem no caderno por meio de
desenho, identificando o gerador de energia (pilha), o fio condutor, a
resistência elétrica (filamento da lâmpada) e o caminho percorrido pela
corrente elétrica. Quando está fechado, o circuito permite a passagem da
corrente, fazendo a lâmpada acender. Quando aberto, não há passagem de corrente
e a lâmpada não funciona.
4ª etapa
Para entender o funcionamento
da lâmpada, é preciso observar seu filamento. Separe os seguintes materiais
para cada equipe: duas pilhas grandes (D), um pedaço de esponja de aço, um
alfinete, fita crepe e fio de telefone. Explique aos alunos que eles farão um
experimento para entender como é produzido o brilho de uma lâmpada
incandescente. Oriente-os a juntar as duas pilhas (polo positivo de uma em
contato com o negativo da outra) e passar fita-crepe para uni-las. Em seguida,
peça que prendam o alfinete em uma das extremidades do fio.
O próximo passo é fechar o
circuito, ou seja, encostar uma extremidade do fio no polo negativo e o
alfinete no positivo como a ilustração a seguir.
Incentive os estudantes a
prever o resultado: “O que vai acontecer com o alfinete?”. A previsão pode ser
feita oralmente ou por escrito. Em seguida realiza o procedimento. Peça que as
crianças contem mais ou menos dez segundos e desfaçam o circuito. Elas devem
relatar o que aconteceu e registrar no caderno. Oriente-as então, a prender um
pedacinho da esponja de aço em uma das extremidades do fio, Depois solicite que
encostem a extremidade livre do fio em um dos polos das pilhas e o pedacinho da
esponja de aço no outro. De novo os
alunos deverão relatar o resultado e registrá-lo No primeiro procedimento, é esperado
que o alfinete fique quente quando os alunos fecharem o circuito (sinal de que
a corrente elétrica está passando por ele). No segundo o pedaço de esponja de
aço ficará avermelhado, podendo até pegar fogo (outro indicativo de passagem da
corrente elétrica).
CONCLUSÃO:
A passagem de corrente é responsável pelo
aquecimento tanto do alfinete quanto da esponja de aço. É isso que ocorre
também com o filamento da lâmpada. Se os alunos perguntarem por que o filamento
não pega fogo, permita que eles levantem suas hipóteses, antes de esclarecer a
dúvida. O bulbo da lâmpada (vidro) é lacrado de modo a não existir oxigênio em
seu interior. Assim, o filamento não pega fogo, mesmo ficando bem quente.
Muito importante: deixe claro
Pra os alunos que eles não devem tocar no alfinete ou na esponja de aço durante
as experiências, pois ambos ficarão aquecidos por alguns segundos. Se preferir,
faça a atividade coletivamente, de modo que os estudantes não precisem
manipular o material.
AVALIAÇÃO:
Peça as crianças que desenhe
uma lâmpada, indicando os seus principais componentes, e que explique o caminho
da corrente elétrica. O resultado do trabalho de pesquisa também pode ser
avaliado.
O aluno pode trabalhar com
um gravador como instrumento de registro ou fazer uso da escrita.
REFERÊNCIAS
pt.wikipedia.org/wiki
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